quinta-feira, 20 de abril de 2017

Brasil - Quinta-feira; 20 de abril 17 - Rios, Água, Irrigação

SISTEMA HIDRÁULICO

A previsão do tempo mais certeira, diria que "irá chover 'na hora da chuva'". Redundante pleonasmo à parte, vamos ao que interessa. É fato que temos que aproveitar mais os recursos hídricos naturais de nosso país (e aqui na América como um todo). Dois pontos, interessam, para abrir o debate.

1 - APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA

Imagine o volume de água que, ao baixar pelas tubulações, e calhas, dos prédios e casas, inunda as calçadas e alaga as ruas. Água que poderia ser armazenada a usos diversos. Desde a irrigação de jardins à lavagem de carros e pátios. Cada condomínio deveria ter um armazenamento da água escoada pelas calhas. Deste modo, reduziríamos os alagamentos e racionalizaríamos a água. 

2 - IRRIGAÇÃO DAS ZONAS DESERTIFICADAS

O melhor aproveitamento dos recursos naturais possibilita que, através de barragens, diques, sistemas hidráulicos de escoamento e distribuição da água fluvial, se abasteçam regiões onde a seca é realidade. No entanto, estudos prévios de impacto ambiental tem que ser feitos. 

A questão do São Francisco é lamentável. Os afluentes do Amazonas, por exemplo, por serem (boa parte) perenes, merecem maior atenção na questão da distribuição dos recursos hídricos

Semelhante ao que fez-se na Mesopotâmia, somos capazes de construir sistemas hidráulicos que tornem, a terra do sertão, assim como vários outros pontos do território brasileiro, fértil ao plantio. Eis uma questão a ser dialogada.

JD'

Nenhum comentário:

Postar um comentário