Há três décadas, havia, nas escolas, duas disciplinas importantes ao patriotismo e à ética. Herdadas na nostalgia militar, 'Moral e Cívica e 'OSPB', se tornaram marcos na orientação dos jovens ao amor à pátria, às noções de direitos, deveres, questões geográficas e relativas ao desenvolvimento.
Mais do que aprender a cantar o hino, ou interpretar os desenhos da bandeira, as disciplinas introduziam a criança no universo nostálgico.
A ideia é que questões essenciais ao desenvolvimento, sejam reintroduzidas no currículo. Desde o raciocínio lógico e filosófico, às noções de direitos humanos. Cabe aos corpos docentes, e aos movimentos pedagógicos, dialogar tais temas.
Em tempos diferentes, continua sendo importante 'levantar a bandeira' do próprio país. Além das Copas do Mundo, competições esportivas, Pan-americanos ou Jogos Olímpicos. Mas, principalmente, nas questões sócio-econômicas, mercadológicas, culturais e científicas.
*Particularmente, sou a favor de que tenhamos (hasteada), a bandeira do Brasil, em cada entidade, empresa e residência.
JD
A ideia é que questões essenciais ao desenvolvimento, sejam reintroduzidas no currículo. Desde o raciocínio lógico e filosófico, às noções de direitos humanos. Cabe aos corpos docentes, e aos movimentos pedagógicos, dialogar tais temas.
Em tempos diferentes, continua sendo importante 'levantar a bandeira' do próprio país. Além das Copas do Mundo, competições esportivas, Pan-americanos ou Jogos Olímpicos. Mas, principalmente, nas questões sócio-econômicas, mercadológicas, culturais e científicas.
*Particularmente, sou a favor de que tenhamos (hasteada), a bandeira do Brasil, em cada entidade, empresa e residência.
JD
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