segunda-feira, 13 de junho de 2016

Brasil - Segunda, 13 de junho 16 - Jornalismo, Internet, Leis -

JORNALISTAS DIPLOMADOS 

Enquanto algumas profissões entram no hall das profissões regulamentadas, há mais de dez anos, os jornalistas lutam para retomar a obrigatoriedade do diploma de comunicador. 

A situação é caótica. Com o desenvolvimento tecnológico, qualquer pessoa é capaz de criar canais na internet. Mesmo sem formação ética. O que é imprescindível ao comunicador. Isto é preocupante pois banaliza a profissão que visa a credibilidade de informações e o compromisso ético na sociedade.

INTERNET

Na internet, o humor vem sendo sobrevalorizado frente à informação, opinião e conhecimento. Fazer rir é o que vem conquistando o público jovem.

O preocupante é o exagero na exposição de vídeos pessoais, compartilhados via smartphone, expondo a intimidade da vida privada. Assim como a ridicularização de personalidades, e celebridades, do esporte, da política, do cinema, da música e da televisão. 

LEIS REGULADORAS 

É necessário que existam leis à criação de canais web. Regulamentando o ofício de bloggers, vloggers e fotologgers, como profissão. Com formação ética, teórica e técnica. Principalmente nos canais de crítica. No que se refere aos 'críticos ofensivos'. Em casos de calúnia, difamação e ridicularização, de imagens públicas. 

JD

Nenhum comentário:

Postar um comentário