terça-feira, 14 de junho de 2016

Brasil - Terça, 14 de junho 16 - Transporte Público -

TRANSPORTE PÚBLICO

A questão do transporte urbano vem se tornando caótica nas grandes cidades brasileiras. Enquanto os governos, e gestões locais, buscam melhorias e investimentos, os trabalhadores gastam cada vez mais tempo para ir ao trabalho. Assim como os jovens à escola. 

Diversificar os meios de transporte coletivos é uma forma de desafogar o trânsito. Investindo em teleféricos, trens aéreos, ciclovias, transporte fluvial (ou marítimo no caso das cidades litorâneas). além de tickets de transporte integrado. 

TICKET ÚNICO 

Em alguns países do primeiro mundo, há uma espécie de ticket com validade semanal ou diária. O ticket possibilita utilizar o transporte público (ônibus) de forma ilimitada. Quantas vezes for preciso no período de validade. 

Melhor que isto, é possível criar um 'ticket ilimitado integrado'. Integrando trens, metrôs, ônibus, teleféricos, fluviais, etc. Criando várias modalidades, ou categorias, de integração. Ex: Trem/ônibus; Trem/metrô; Trem/ônibus/metrô; etc.

TRANSPORTE FLUVIAL

Aproveitar os rios navegáveis é uma forma inteligente de urbanizar as margens, gerar empregos na navegação e revitalizar o ambiente turístico. 

TRANSPORTE MARÍTIMO 

A proposta de transporte marítimo em cidades litorâneas, além de ser um meio alternativo aos nativos, é também uma forma de atrair turistas. A ideia consiste em embarcações (Escunas, Balsas, Catamarãs) que façam o trajeto litoral-norte/sul e vice-versa. Ou, circular, no caso de ilhas.

JD

Nenhum comentário:

Postar um comentário