terça-feira, 21 de junho de 2016

Brasil - Terça, 21 de junho 16 - Reflexão, Liberdade, Expressão

CANAIS DE COMUNICAÇÃO 
Liberdade de expressão e os assaltos com espadas de níquel .

Uns dos meus amigos blogueiros, que mantém três blogs em seu site, foi contactado por um grande portal. Lhe ofereceram uma coluna e bom salário. Porém, exigiram que deixasse de blogar em seus canais particulares.

Me pergunto, livre de nomear o nome do portal: Por que grandes portais, com centenas, ou milhares de blogs, teriam interesse em um site, com três blogs, e duas fanpages, contabilizando cinco canais (veículos), de uma pessoa só?

Não seria melhor fazer parceira?

Para meu amigo, indignado, forçado a aceitar o bom salário, o apelo soava como: 'Bom, Estes caras têm centenas de blogs. Tenho apenas três em meu site. Será que estão interessados em uma troca? (risos sarcásticos de ironia). Sou apenas um e este pessoal tem mais de três mil redatores, fotógrafos e vídeo makers. A isto, sim, tenho interesse em ter em minha 'home'. Para mim, seria vantagem. Até porque, o exercício diário que realizo, não tem preço'

Relatou que continuaria o blog, com postagens privadas, aos seguidores mais antigos.

Brinquei, dizendo: 'Tem que falar para contactarem o 'grupo x' (grande grupo de comunicação do sul). Estou sabendo que começaram a liquidar os próprios veículos. Aliás, também tenho interesse. Entro com os meus centavos, para subir na vida. rsss'

O que está acontecendo no mundo da produção midiática? Já não basta, por parte dos editores chefes, a restrição de pautas específicas, ou a padronização excessiva, a ponto de proibir alguns temas e expressões? Como salvamos a liberdade de expressão no mundo da comunicação e literatura?

JD

Nenhum comentário:

Postar um comentário