segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Brasil - Segunda, 21 de agosto 16 - Reciclagem, Resíduos, Matéria

PROCESSO SELETIVO 

Em algumas décadas, multiplicamos o consumo e a produção de plástico. De forma semelhante, consumimos e produzimos papel, metal e vidro. O excedente da produção, pós consumo, se torna matéria à produção de novos produtos. O plástico de uma garrafa pet, por exemplo, reciclado, retornará ao consumidor em celulares, computadores, brinquedos, televisores, painéis de carros, eletroeletrônicos, etc.

Neste contexto, se torna essencial reutilizar, e endereçar, cada material à reciclagem. São produtos, de plástico (papel, metal e vidro) reciclado, que estarão em nossas casas a médio e longo prazos.

produção de produtos fabricados de materiais recicláveis, cresce proporcionalmente ao consumo. A cadeia industrial, no mercado da reciclagem, se traduz na sequência: 'Produção, consumo, seleção, reciclagem, produção'. 

Neste contexto algumas ações surgem para facilitar o processo. Os recipientes coloridos, destinados à separação dos resíduos inorgânicos por material, são exemplos disto.

Nos supermercados, desde a imanência do desenvolvimento ecologicamente viável, iniciou-se o hábito de utilizar sacolas retornáveis. Há uma certa resistência, dos ambientalistas, ao reciclável. O ideal seria o equilíbrio. Reciclar o máximo possível, longe de abusar do consumo dos descartáveis. 

A questão das sacolas plásticas utilizadas em supermercados, padarias e mercearias, poderia facilitar o processo de seleção. Uma vez que o consumidor utiliza as sacolas aos resíduos domésticos, seria interessante existir uma legenda de cores. Sacolas de cores distintas. Ao resíduo orgânico, assim como ao plásticometalpapel vidro. Isto facilitaria bastante o processo seletivo de reaproveitamento de matéria reciclável.

.J.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário